segunda-feira, 28 de abril de 2014

Bolinho de Arroz Integral - #segundasemcarne

Na minha mente de gordinha, bolinho de arroz sempre significou uma coisa: friturinhas! Minha mãe costumava fazer pra gente quando sobrava bastante arroz. Daí que outro dia, olhando pra papelada de arroz integral que fiz e congelei, resolvi testar uma versão mais light dessa delícia.
Acredito que os temperos podem ser variados a gosto do freguês. Algumas combinações de temperos (além do alho e da cebola que coloco em todos os bolinhos) que ficam deli:

- salsinha, cebolinha;
- sete vegetais (vende pronto no Hortifruti);
- cominho, alho extra e um tico de mel;
- páprica picante e alho extra (fica super saboroso);

É importante ter em mente que esse bolinho fica totalmente diferente do bolinho frito, que apesar de ficar chocante por fora, fica tão encharcado de óleo que fica muchibento por dentro... Nosso bolinho fica sequinho e croc-croc!






Bolinho de arroz integral:

1 xícara de arroz integral (pode usar o que estiver dando sopa)
1 cebola roxa
1 dente de alho
Temperos a gosto
2 colheres de sopa de azeite
1 xícara de água (será utilizada até dar o ponto da massa)

Coloque todos os ingredientes (exceto a água) no liquidificador. Bata e vá acrescentando a água aos poucos, até dar o ponto de massa, bem homogênea. Cuidado para não colocar água demais e deixar a massa muito líquida, ela deve ter uma textura ligeiramente firme, que você consiga pegar com colheradas. 
Distribua a massa, às colheradas, em uma assadeira antiaderente levemente untada, e leve ao forno até os bolinhos ficarem bem douradinhos e crocantes.


segunda-feira, 14 de abril de 2014

A mudança e a felicidade.

Mudamos de endereço!
Em alguns dias você será redirecionado para a nova página do Cozinho, logo existo.
Por enquanto, é só clicar aqui:


Ontem postei no instagram e no facebook uma foto e um mini texto sobre minhas mudanças de perspectiva, alimentação e peso. Como algumas amigas comentaram que estão tendo dificuldade para engatar uma reeducação alimentar, achei que valia a pena passar por aqui e escrever um texto mais completinho sobre o que andei passando nesses quase 5 meses, durante os quais o blog nasceu <3 <3 <3

Sou uma menina bem vaidosa e adoro me arrumar. Ultimamente, andava me escondendo. Atrás de camisas mais larguinhas, preto ou um casaquinho na cintura/jaqueta jeans por cima de tudo. Só quem já passou por isso sabe o que é tentar disfarçar peso extra no verão do RJ: não tem casaco/blazer que componha o look, até porque se você usar algo do tipo começa a suar em questão de segundos. E foi numa dessas, incomodada com meu eterno efeito sanfona e cansada de "disfarçar" o indisfarçável, que ao me pesar, levei um susto.

70. Impressionante como quando vira o dígito o bicho pega, né? Quase toda minha vida, meu peso girou em torno dos 55 quilos. Quando cheguei aos 60, as pessoas me elogiaram muito: "ah, que corpo maravilhoso", "deixou de ser magrela", "nossa, você deu uma encorpada, agora é que está bom". E assim fui chegando aos 60, 61, 62... saí do 36 para o 38 e fui embora. Nisso, anos se passaram, e meu peso sempre oscilando. Emagrecia, voltava aos 58, 59... 62... 64... mais alguns anos, mudança no estilo de vida, parando de andar a pé o tempo todo para andar mais de carro... estuda pra concurso, fica com a bunda quadrada o dia todo... não tem tempo pra academia... PÃ. 70.

Sabem aquela frase "and then, it hit me". Foi isso. 
Com você pode ser diferente. Pode ser a calça que não fecha mais (TANTAS), o vestido recém comprado que deixou de caber (MUITOS), a celulite que começou a proliferar, o exame de sangue que não tá nada bom. Muita coisa pode acontecer pra te dar aquele sacode, mas uma coisa eu te digo com quase certeza: não vai ser lendo em revista dieta do "perca 5 quilos até o verão"que isso vai acontecer.

Eu não fiz uma foto específica do meu antes X depois porque desde que comecei a mudar minha relação com a comida, não imaginei que as mudanças seriam tão violentas: pensei que ia ser uma daquelas que dá uma desinchada, volta a caber nas calças e pronto. Mas nada nessa vida acontece por acaso e eu consegui encontrar uma foto de 01/01/2014 (com o mesmo vestido que usei recentemente). Até eu me surpreendi:


Nesse dia, esse vestido entalou na hora de sair. Isso foi dia 01/01, e eu tive medo de começar mal o ano já rasgando um vestido caro. Senti raiva de mim mesma, achei que ia ter que cortar, comecei a suar com o esforço... um drama. Pensei que ia sentir mais vergonha de escrever sobre isso, mas estou aqui considerando um exercício de desapego da minha auto imagem, e espero que quem se identificou com a situação possa rir de si mesma e abraçar a necessidade da mudança.   

A primeira foto é do dia 01/01/2014. Estava matriculada na academia há 2 semanas e fazia apenas 2/3 exercícios aeróbicos semanais. A segunda é de Março, e sei meu peso aproximado porque tive consulta com minha dermato, Dra. Kenia Lara e meu tratamento com o Roacutan teve que ser recalculado por causa da redução de peso.

Tudo começou com um amigo (namorado de uma amiga) que vivia enchendo o saco das meninas do meu grupinho - inclusive da própria namorada - pra gente se mexer, parar de comer pão de queijo e "misto light" no intervalo de nossas aulas (obrigada, Dudu!). 

Papo vai, papo vem, eu e as meninas (todas concurseiras) criamos um grupinho no whatsapp chamado #projetopanicat, com uma foto bem exagerada e declaramos que aquele seria nosso perfil de incentivo, confissões e dicas de comidinhas e exercícios. Pra mim, isso foi fundamental no início, dar esse start com gente te motivando e vice-versa. 

É bom lembrar que a tua mudança não vai ser pelos outros. Não é namorado, amiga, mãe, dieta da moda... todas essas coisas podem ajudar, mas a motivação é só tua. Escute o que os amigos têm pra te falar (por uma questão de educação) e foque no TEU plano, feito por um profissional que levou em consideração os teus exames de sangue, necessidades, rotina e composição física. 

Entrei na academia, fechei um pouco a boca e procurei ajuda especializada, no dia 28/02 - véspera de Carnaval. No dia seguinte, minha família fez uma feijoada e eu me segurei BEM: comi somente o que poderia comer mesmo e me tranquei no quarto pra estudar e não sentir o cheiro do torresmo. 

Se você não acreditar no processo e não confiar no profissional, é melhor nem ir à consulta ou começar a reeducação. Digo isso porque escutei de 3 pessoas diferentes: "mas você não está tomando nada?". Nessas horas, finjo que não entendi a pergunta e respondo que sim, estou tomando suco verde todos os dias. Não dá pra acreditar que ainda tem gente tomando remédio pra emagrecer... pô, gente, FALA SÉRIO!!!

Hoje, 14/04/2014, estou com 61 quilos. Então: desde o finzinho de dezembro/2013 a abril/2013 (4 meses e meio), foram embora 9 quilos. Vocês conseguem se imaginar carregando diariamente, pra cima e pra baixo, uma mochila de 9 quilos? Cansa, gente. Pois então, é isso que a gente faz com o próprio corpo quando passeia pelo sobrepeso/obesidade. Fora os sintomas, e todas as explicações lindas que minha nutri (Raíssa Fernandes) me deu.




Além desse cansaço, eu tinha vários outros sintomas muito ruins - que eu nunca tinha associado à má alimentação - além de uma retenção de líquido monstra, que só piorava na TPM e me deixava querendo matar meio mundo. Dor nas juntas, alergia, coriza, dor de cabeça (todo. santo. dia.)... em 40 dias, esses sintomas foram praticamente todos eliminados com a dieta (já falei sobre ela aqui).  É muita, muita felicidade. A vida se transforma de um jeito incrível, te sobre energia pra fazer tudo o que você quer.

Cheguei ao consultório com 66 quilos, falei sobre a dieta aqui no blog dia 03/03 e na metade de março já estava com 64. Segui firme e forte, viajei 2 fins de semana inteiros na base da pressão (pra fazer prova em outro estado) e levei minha malinha com comida: fruta, pão de chia, nozes... tudo pra tentar não sair da linha. É difícil pra caramba, mas encarar a dieta viajando com uma lancheira do lado me fez ter bem menos paciência com quem diz que não consegue preparar um sanduíche ou embrulhar uma fruta pra não comer besteira durante o dia.

Não dá pra confundir "não consigo" com "NÃO QUERO" ou "TENHO PREGUIÇA", então por favor: pare de se enganar. O auto engano é uma das armas mais perigosas que temos contra nós mesmos, não queira usar em você!

É claro que você pensa em desistir, comer a barra de chocolates, matar o spinning, sabotar o esquema de refeições que você deixou organizado. Não faça isso. Ou faça, sabendo que as consequências chegam. Se a gente estiver ok com elas, beleza. Se não estiver, não dá pra ficar com raiva e colocar a culpa em mais ninguém, né?

Meu acompanhamento físico foi feito com um profissional maravilhoso aqui do RJ. Com a mudança, infelizmente vou ter que me despedir dele, que me incentivou TANTO e me deu todas as melhores dicas e orientações para alcançar esse resultado tão legal. Tá aí outra coisa importante: joga no lixo o teu preconceito com academia e gatinhas saradas e etc. Óbvio que tem gente que vai pra fazer social, mas tem muita gente que encara aquele lugar como um ponto de equilíbrio, pra cuidar do corpo de verdade... faço aqui um mea culpa, passei a valorizar muitíssimo quem vive pra ajudar os outros a, muitas vezes, recuperarem a própria auto estima! Parabéns, profissionais da Educação Física! <3

O blog foi essencial nessa empreitada: penso mil vezes antes de postar alguma receita, procuro sabores diferentes (até para eu não enjoar) e adoro uma novidade. Além das mensagens fofas com elogios, sugestões e receitas que recebo, vocês têm deixado receitas maravilhosas nos comentários. É como eu chamo: afago virtual. Muito, muito obrigada pelo apoio! Foram mudanças que só me trouxeram felicidade, e isso definitivamente não tem preço. Queria também deixar uma mensagem que tem sido meu lema:


sexta-feira, 11 de abril de 2014

Gelato Funcional: - o sorvete sem glúten, sem ovo e sem lactose!

Mudamos de endereço!
Em alguns dias você será redirecionado para a nova página do Cozinho, logo existo.
Por enquanto, é só clicar aqui:


Viver sem glúten, ovo, lactose e pouquíssimo açúcar pode ser um tormento se você for uma formiga... Pra mim, tem sido um desafio! Ainda estou rebolando pra conseguir fazer um simples bolinho. Minhas tentativas têm sido sofríveis. Gente, como é difícil desapegar de hábitos antigos!
Todo mundo sabe que manteiga com açúcar e ovos bem batidos deixam qualquer bolo fofíssimo. Como se virar quando você não pode usar nada disso? Que ingredientes usar? Pelo que substituir? Cheguei à conclusão de que só passa perrengue quem não está acostumado com essa realidade. Basta conversar com um vegano pra entender: eles não usam nada de origem animal, então esqueça ovos, mel, leite e manteiga. Mesmo assim, fazem sobremesas muito saborosas. É dizer: tudo é uma questão de costume! 
Agora, a receita! Trouxe 3 variações sobre o mesmo tema: sorvete!




Como esse sorvetinho VICIA, minha dica é: compre um cacho de bananas, descasque, parta cada uma em 3 pedaços, jogue as bananas em um saco transparente e congele. Quando você quiser um sorvetinho express, é só pegar 3 pedaços (não seja guloso) e preparar sua receita! 
Quer crocância? Salpique uma misturinha de linhaça dourada e castanhas. Fica deli!



Sorvete de banana com canela e nozes:

1 banana congelada
5 nozes
Canela a gosto

Bata os ingredientes em um liquidificador ou processador até ficarem bem incorporados. Joguei nozes pecan picadinhas e canela extra por cima.



Sorvete de banana com chocolate:

1 banana congelada
1 colher de sopa de cacau em pó (sem açúcar ou glúten)
1 colher de sopa de mel

Bata os ingredientes em um liquidificador ou processador até ficarem bem incorporados. 


Sorvete de banana e blueberry:

1 banana congelada
1/3 xícara de blueberry (como são caras, aproveito pra comprar na promo e congelo TUDO!)

Bata os ingredientes em um liquidificador ou processador até ficarem bem incorporados. É um pouco chatinho de bater, mas depois que a banana descongela (só um pouquinho) fica bem mais fácil de bater tudo. 
Esse sorvete é o meu xodó: o docinho da banana contrasta com o azedinho do blueberry e torna ele muito incrível! É difícil ficar só em uma porção, hahaha!!!
Foi receita da querida nutri Raíssa Fernandes (@nutrira_fernandes).

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Clipping do amor: o blog por aí.

Faço esse post com o coração cheio de amor e felicidade: não sei se vocês têm acompanhado, mas só tenho recebido carinho pelo blog. É comentário fofo, incentivo, sugestão de receita... gente, que envolvimento lindo! Quero poder retribuir a confiança e a energia BOA que tem circulado por aqui com muitas receitas bacanas e todas as novidades que eu conseguir encontrar! 
Resolvi fazer esse post pra mostrar um pequeno clipping do blog, que vai fazer 3 meses amanhã e já recebeu muitos afagos virtuais! <3 <3 <3



1. Nosso hamburguer de quinoa com batata doce foi notícia no Pure Trend, em matéria ao lado de gente de peso como Bela Gil e Alana Rox, do @theveggievoice! <3 

2. O site Trendy Twins fez um post LINDO sobre o blog. Lá também tem um pouquinho de mim (pra quem perguntou em outro post), da minha história e de como surgiu o blog! <3

3. Fomos indicação nos Links da Semana da Marina do 2Beauty! <3 Além de ser uma fofa, a Marina é exemplo de dedicação: emagreceu bastante e conseguiu equilibrar a #vidabandida com malhação e alimentação mais saudável! 



Obrigada, gente! Coraçãozinho explodindo de amor! <3 


quarta-feira, 9 de abril de 2014

Berinjela Recheada com Amaranto - #segundasemcarne

Essa vida anda tão corrida, que quase não tenho tido tempo para cozinhar! Dois finais de semana seguidos viajando e estudando loucamente são pra tirar qualquer um do eixo, né? Mas há uns dias tinha feito essa berinjela recheada, bem bacana pra garantir nossa Segunda Sem Carne
Quem quiser saber mais sobre o projeto, fiz um post explicando e já temos uma seleção de receitinhas, é só clicar na aba "Segunda Sem Carne", lá em cima.
Ah, é bom avisar: se você não tiver amaranto, pode usar aveia ou quinoa em flocos!




Berinjela recheada com amaranto:

1 berinjela média
2 colheres de sopa de azeite
1/2 cebola roxa
1 tomate picado sem sementes
2 dentes de alho
sal, salsa e orégano a gosto
3 colheres de sopa de amaranto em flocos

Farofa crocante: 
- 2 colheres de sopa de amaranto em flocos
- 1 colher de sopa de amêndoas em lascas

Parta a berinjela no meio e retire o recheio dela com cuidado, mantendo a casca intacta: ela vai funcionar como um "barquinho" recheado. Pique a polpa da berinjela em pedaços e reserve.
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte o tomate e a berinjela picadinha e refogue apenas até ela amolecer. Ajuste o sal e acrescente salsa, orégano (sem economia hein) e o amaranto. Desligue o fogo e distribua esse recheio nas cavidades das metades de berinjela. 
Misture o amaranto com as amêndoas e distribua por cima das berinjelas recheadas, em um tabuleiro levemente untado.
Cubra o tabuleiro com papel alumínio e leve ao forno por 180º por uns 20 minutos, até a berinjela perfumar sua casa. Retire o papel alumínio e deixe a farofinha tostar, mas ATENÇÃO porque a amêndoa é danada pra queimar: fique de olho.  

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Café, Suco Verde e o Pãozinho nosso de cada dia...

Assim como no fim de semana passado, vou estar em BH nesse fim de semana. Além de não conseguir cozinhar, vou ter que rebolar pra andar na linha e conseguir comer direitinho... não é fácil. E é pra ser mais difícil mesmo, estou saindo da minha zona de conforto, ué! E quando a gente tem um plano, ou se apega a ele ou é melhor nem começar! 

Muita gente tem dificuldade em substituir o pão no café da manhã. Vou contar uma história pra vocês: sou o tipo de pessoa que sonha com o combo baguete crocante + manteiga francesa derretendo por cima. Só que eu NUNCA conseguia ficar em apenas um pedacinho de pão, quando dava por mim, já tinha cometido ASSASSINATO DE BAGUETE. Não sobravam nem os farelos.  Entenderam o drama?

Sou, e sempre fui, o pior tipo de ~gordinho~: aquele que não sabe a hora de parar, e vai, e vai, e vai... o gordinho tenso compulsivo, que come sem fome e não consegue parar de comer, só para pra CHORAR - depois que vê o tanto que comeu. Se você se identifica, minha dica é: procure ajuda profissional. E fique longe de tudo o que você SABE que não resiste. 

Passo LONGE de baguete fresquinha, manteiga francesa de BOA qualidade, Beijinho, Nutella e a Torta de pistaches do Talho Capixaba: essas são minhas perdições. Como boa canceriana, sou apegada a hábitos, mas quando me bate "aloka", mudo radicalmente, sem olhar pra trás. #noregrets #vamoquevamo

Então vem comigo!!!  

Tenho comido tanta coisa gostosa, que minha dificuldade, no início, era mais pelas quantidades. Meu momento crítico era o café da manhã. Como ficar sem a crocância do pão, a manteiga, o ato de sentar na mesa e comer até estufar...? Parece incrível, mas venho tirando isso de letra. Além de o suco verde me deixar satisfeita, reduzir porções é uma questão de hábito, com o tempo a gente vai curando a alma e a compulsão.

Fiz uma reunião de posts com meu café da manhã, que costumo postar lá no instagram, pra vocês se inspirarem um pouquinho e variarem o cafecito! Geralmente não vario meu pãozinho de chia por motivos de - É DELE QUE EU GOSTO. Sou apegada e não enjôo de jeito nenhum, muito pelo contrário: conto as horas pra chegar o café! Isso é amor, gente, e olha que ele é bem petit. Como junto com o suco verde e garanto barriga sem roncar até perto da hora do lanche! 

1. Pão de chia, Suco Verde e um cafezinho.
A receita do pão de chia vocês encontram aqui! De manhã, só coloco ele no forno pra aquecer enquanto tomo banho e suspiro com o cheirinho dele pela casa. Suco verde padrão: pera, couve, limão, pepino, gengibre e batata yacon.



2. Tapioca Pintadinha com Suco Verde.
Eu AMO essa tapioquinha onça pintada (receita aqui)! Recheei com geléia de morango diet da Linea (acho tão gostosa) e amêndoas tostadinhas. Suco verde com pêra congelada (por isso parecia um smoothie), couve, limão, gengibre e canela.



3. Pão de Chia e Suco Marrom.
Sucão com tudo o que estava acabando na geladeira!!! 1/2 pera, um punhado de blueberry, salsinha (a couve tinha acabado), limão, pepino, batata yacon e tâmara para adoçar, de leve. 


4. Pão sem glúten + mandioqueijo e Suco Verde
Usei o pão sem glúten da marca Fred e a receita de mandioqueijo da @theveggievoice (link da receita aqui). Para o suco verde, usei 1 pêra, agrião, pepino, gengibre, limão e adocei com um pouquinho de mel.


5. Um nespresso e um amor: pão de chia!
Sem palavras... meu cafezinho da tarde, divo d-e-l-i-c-i-o-s-o.



E vocês, o que comem no café da manhã?