terça-feira, 30 de setembro de 2014

Meu setembro - notícias do lado de cá.

Setembro acabou, e eu não sei dizer se ele passou ou se voou: só sei que fui carregada por este turbilhão que foi nosso mês 9. Planejei fazer algumas coisas - não consegui fazer tudo, mas posso dizer que de uma forma geral, foi um mês muito bom. 

Tirei algumas coisas da cabeça, coloquei outras, não consegui cumprir metas que tinha estabelecido e acabei me surpreendendo com coisas que não me imaginava capaz. Quer dizer: a gente acha que controla a vida. na-na-não.

Como já deu pra perceber, a cozinha ficou pronta. Não posto tanta coisa porque tenho feito as receitas em quantidade maior e acabo congelando pra ganhar tempo - o que significa pratos repetidos em alguns dias: eu não ligo pra comida repetida, mas é sempre bom postar novidades, né? Então vamos falar de comidinhas e outras coisas diferentes desse setembro!

A Tequesos - iniciativa do venezuelano Juan Leon - me mandou uma caixinha de delícias para eu experimentar e contar pra vocês como foi a experiência. Tequesos são aperitivos venezuelanos feitos com uma massinha recheada - na versão salgada são recheados com queijo e na doce, de chocolate. #aimeuspecadinhos 

Pra não embarcar no #comologoexplodo, deixei pra fazer os rolinhos em uma sexta-feira festiva com meus vizinhos: foi um sucesso! <3 Estávamos tomando um drink de maracujá, limão galego e limão siciliano:



Apesar de muito gostoso, meu Tequesos explodiu. Falha nossa, produção! Mesmo esparramado, como ficou gostoso! Ele parece ser recheadinho com queijo de coalho, e vem acompanhado de um molho de coentro que é um arraso! A combinação é certeira e a galera ficou pedindo mais! Detalhe: congelei o molho, com medo de estragar, e ele descongelou perfeitamente. <3 


Falando em comer coisas diferentes, tinha que compartilhar com vocês esse prato: é uma das entradas do menu de almoço do Le Vin, e eu achei uma delícia. Chama Brandade de Bacalhau, e vem com esse tomatinho meio assado recheado com tomatinhos e cebola picados e mega temperados.




Não gostei nem um pouco do prato principal, era um peixe com molho branco aguado - comi o peixe, belisquei os legumes e ignorei o molho, que achei bem ruim. Não se pode ter tudo. =(

Outro pratinho interessante: bolinho de cenoura do Pomar Orgânico. Achei mais bonito que gostoso, por motivos de: faltou cenoura. Ainda assim, a calda é super gostosa.



Voltei no Pomar Orgânico pra conhecer o café da manhã, e olhem... é muito bom! A cesta de pães sem glúten vem quentinha e apetitosa acompanhada de manteiga ghee - MAS se eu fosse você, não deixava de pedir a pastinha de castanha de caju com ervas de Provence. Mas só se eu fosse você. 



Mas o que me conquistou o coração assim, de jeito, foi a granola ali em cima. Dona Andrea Henrique, QUE GRANOLA É ESSA? Ela parece ser caramelizada, tratei de misturar no mamão com uma colherada de mel e foi TIPO SENSAMARA. Não conseguia parar de comer, devorei mesmo. <3 

Falando em devorar, 1 minuto de respeito por esse vasinho lindo de manjericão. SIM, dá pra ter horta em apartamento. Moramos a vida inteira em casa e ia ser difícil ficar sem alguma coisa viva dentro de casa, sabem? 



Nesse mês doido também fiz uma visitinha a São Paulo. Não estava nos meus melhooores dias, mas foi bom pra rever uma amiga mui querida e encontrar esse céu.



e tomar esse café. <3



Momento off topic culinário da vez: conheci recentemente essa marca de Ilhéus, a Avatim. Tô positivamente apaixonada por esse esfoliante, que vem em um nada modesto pote de meio quilo. O cheiro é uma coisa de louco e o "açúcar" faz uma esfoliação poderosa. Chama "Açúcar em óleo para esfoliação de cupuaçu e castanha do brasil". Adorei!



A convite do Biofenac (obrigadaaa!), corri o Circuito das Estações - Primavera dia 28 - e ganhei massagem depois! <3 Fiquei com dó da pessoa que encarou meus nós (de setembro) no pescoço/ombros/coluna. Pessoa (que eu não lembro o nome), você foi uma fofa, obrigada também! 



Pra variar... encontrei com a Lu, minha amiga querida! Às vezes a vida coloca na nossa frente situações (extra)ordinárias. Acho que ela faz isso só com quem sabe como lidar com elas, ou com quem precisa aprender alguma coisa em algum momento. Mas tudo acontece por um motivo - e tudo há de se resolver!

É isso! Que outubro seja leve, que outubro seja doce, pra todos nós! =)  

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Como fazer: Extrato de Baunilha Caseiro (How to: Homemade Vanilla Extract)

Depois de experimentar um extrato do bem - não essência com aroma artificial - você dificilmente vai se contentar com outra coisa. Meu primeiro extrato foi de limão, há alguns anos, e com ele aprendi que paciência e boa vontade podem mudar um pouquinho a nossa vida.

Perguntei no instagram (segue lá: @cozinhologoexisto) o que vocês preferiam: um post tipo já com a receita ou um post ao final mostrando o resultado... o post tipo já GANHOU disparado, né? À medida em que nosso extrato for mudando, vou atualizando as fotos aqui nesse post mesmo - não deixem de acompanhar no facebook também! <3


Isso aqui, amigos, é baunilha de verdade - e o gosto/cheiro da comida muda quando a gente usa uma coisa natural. Usar os melhores ingredientes que você puder pra produzir na sua casa algo que vai durar meses faz, SIM, diferença e não é frescura. Fazer escolhas conscientes em prol do seu corpo também não é frescura - além de ninguém ter nada a ver com isso, né? #falomermo  

O modo de fazer, eu tirei do livro de uma das cozinheiras mais fofas de todos os tempos: a Joy (the baker). Quem me apresentou a Joy foi a Carol, dona da confeitaria mais fofa de Curitiba: a Caramelodrama. Conheci graças a um post no antigo blog da Carol (foi ela quem me ensinou a fazer o melhor extrato de limão do mundo), e desde então não parei mais de acompanhar a Joy, que já lançou até livros


  
Depois do extrato de limão, eu sabia que precisava fazer o de baunilha - as favas estavam compradas (desde a viagem pra BH) e a vodka separada. Mas cadê que eu parava 10 minutos pra fazer? Uma procrastinação sem fim. Até que um belo dia eu fiz. E foi lindo. 

Extrato de Baunilha Caseiro

3 favas de baunilha
100 ml de vodka
1 pote de vidro esterilizado (lave muuuito bem, despeje água fervente e depois deixe secar naturalmente)

Usando uma faquinha afiada, corte as favas da baunilha no sentido do comprimento (como eu fiz na foto). Com as costas da faca, raspe as sementes da baunilha e despeje no pote, aproveitando as sementes ao máximo. 
Despeje as favas no pote e adicione a vodka. Empurre as favas para baixo, para que fiquem cobertas pelo álcool. Feche bem, chacoalhe e guarde em um local fresco e protegido de luz por 2 meses. Não use antes disso.
À medida em que você for utilizando, vá adicionando mais vodka e mais favas de baunilha ao extrato, que vai ficar cada vez mais forte e rico em sabores...



Once you have tried this beauty, you'll hardly pick up another artificially flavoured vanilla essence sold at the market. This is real vanilla - and it makes all the difference. Using the best ingredients you can afford to make something that will last for months. Yep. It does make a huge difference. 

The "how-to" was in Joy's book. She's the cutest baker. Ever. It was Carol, from Caramelodrama (who happens to own Curitiba's best patisserie) who introduced me to Joy's blog. After that, I just couldn't stop reading it - since that, she wrote amazing books (pictured above).

I've been dying to make this homemade vanilla extract, I bought the vanilla beans and sat the vodka aside. But I just couldn't stop for 10 minutes to go ahead and make it. Think about procrastination. And then, I did it. And it was beautiful.

Homemade Vanilla Extract

3 vanilla beans
100 ml vodka
1 jar, sterilized (clean it very well, then pour boiling water and let it air dry)

Using a sharp knife, cut the vanilla beans lengthwise. Using the tip of the knife, scrape the beans 
With the knife's back, scrape the seeds from the vanilla bean and pour them in the jar.
Put the beans in the jar and pour the vodka, making sure they get covered by the alcohol. Seal the jar, give it a good shake and keep it in a cool, dark spot for about 2 months. 


Como prometido, aí vai a evolução do meu extrato de baunilha pra vocês (aguardem cenas dos próximos capítulos). 
Semana 1 (logo após chacoalhar o vidro):

I decided to show you the evolution of my vanilla extract.
Week 1 (right after giving the jar a good shake):



...to be continued! <3 <3 <3





terça-feira, 23 de setembro de 2014

Como fazer: Bolo de cenoura com côco sem glúten e sem lactose (How to: Gluten Free Carrot Cake)

Essa receita rendeu um bolo bem molhadinho, daqueles gostosos pra se tomar com uma boa xícara de café quentinho. <3 A receita é enorme: fiz em uma assadeira retangular, esperei esfriar, cortei em inúmeros pedacinhos e congelei o bolo.

Quando bate o desespero por um doce no café da tarde, 1 minutinho no micro resolve o problema. Inclusive, comi um bolinho desses enquanto esperava meu iPhone ser RESTAURADO por causa da maledeta atualização 8 do IOS e se tornar o telefone mais lento e travado de todos os tempos. E olha que uso um 5S com espaço de sobra... essa atualização é cilada, Bino!

A verdade é que cada vez que invento de fazer um bolo novo, fico com AQUELE medinho de fazer besteira. É, sim, mais fácil cozinhar com ingredientes "gordinhos". Mas olha, o universo tem sido generoso e a maioria das receitas tem dado certo. Iei!!! =)

Esse bolo não cresce muito, fica baixinho mas é bem gostoso. A receita é grande e requer um pouco de organização prévia. Vamos cuidar do mise en place:

1) tem que misturar as farinhas antes (o creme de arroz e a fécula de batata, é só medir e colocar as duas em um pote para usar na hora que a receita pedir)
2) ralar a cenoura em um ralador fino - é o caso de trabalhar o muque, porque é BEM CHATO ralar a cenoura fininha, eu usei umas 2 cenouras nessa receita e já não aguentava mais ralar.
3) pode usar côco ralado fresco ou o de saquinho - sem ser adoçado. é só medir 1 xícara e jogar um pouquinho de água quente (pra hidratar os flocos). hidratou? escorre a água (com a mão, apertando) e é só usar.




Bolo de Cenoura com Côco (sem glúten e sem lactose)

3 ovos
1 xíc.  óleo de canola/côco
1 xíc. açúcar demerara
2 col de chá de canela moída
1/4 col de chá de noz moscada 
3/4 xíc. creme de arroz (apesar do nome, é um tipo de farinha)
3/4 xíc. fécula de batata
2/3 xic. leite de amêndoas (receita aqui - ou outro leite de sua preferência)
1 col sopa fermento
1 pitada sal
2 xíc. cenoura ralada no ralo fino
1 xíc. coco ralado


Em um bowl, bata os ovos, o óleo, açúcar e os temperos (canela e noz moscada). Pode usar um batedor de arame. Junte metade da mistura de farinhas e bata até ficar incorporado. Adicione o leite de amêndoas, misture bem e em seguida junte o restante das farinhas, mexendo até a massa ficar lisinha. Em seguida, junte o sal, fermento, cenouras e o côco, misturando bem todos os ingredientes.
Despeje a mistura em uma assadeira untada e enfarinhada, e leve para assar em forno pré aquecido a 180º por aproximadamente uns 45 minutos - até o bolo ficar bem dourado e lindo. <3


This recipe made a very moist cake, perfect with a nice cup of freshly brewed coffee. It's a huge recipe: I made it in a big square baking tin, waited until it was cool enough for me to cut it into small pieces and froze it.

Now, whenever I'm in a desperate craving for some CAKE, all I have to do is heat it for 1 minute in the microwave. =)

This cake doesn't grow a lot, or gets particularly fluffy: it's a moist cake, but quite delicious. Since it's a big recipe, it does require some mise en place:

1) you have to previously combine the flours (rice and potato starch, just measure them and set them aside)
2) the carrot has to be finely grated - and it requires some work, since you need 2 cups full of finely grated carrots... quite boring, I had to do it with 2 carrots.
3) you can use fresh or dry coconut (no sugar added).



Gluten and Dairy Free Carrot Coconut Cake:

3 eggs
1 cup coconut/canola oil
1 cup demerara sugar
2 tsp grounded cinnamon
1/4 tsp grounded nutmeg
3/4 cup rice flour
3/4 cup potato starch
1 tbsp baking powder
1 pinch of salt
2 cups grated carrot
1 cup shredded coconut

In a bowl, mix the eggs, oil, sugar and spices (cinnamon and nutmeg). You can use a fouet. Add half the flour, beat until incorporated. Add the milk, stir until combined and add the remaining flour. Add the baking powder, salt, carrot and coconut. Mix everything until evenly combined.
Pour the cake batter into a square baking tin and bake the cake in a pre heated oven at 180º for about 45 minutes, or until cake gets cooked, golden and amazing. <3 

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Pastinha de Cenoura com Tomilho (How to: Thyme Carrot Spread) #segundasemcarne #meatlessmonday

Essa pastinha de Cenoura com Tomilho é uma opção maravilhosa pra substituir o peito de peru no sanduba, na tapioca... é ótima pra rechear aquele lanche da tarde ou mandar brasa no café da manhã! Também fica maravilhosa como pastinha pra pães e torradas, quando você for servir aquele vinho... =D

Amo muito e não sei porque ainda não tinha postado aqui... você pode fazer uma receita inteira e congelar ela em porções - depois de pronta, ela dura uma semana na geladeira.

Como eu já disse por aqui, gosto muito da proposta da Segunda Sem Carne. Por motivos óbvios, a questão da "carne" envolve aspectos muito mais polêmico$$ do que "abaixo o sofrimento animal" ou "fermentação entérica" e "camada de ozônio". O risco de a gente ficar só no lado superficial da coisa - seja ela qual for - é nos tornarmos radicais sem pensar ou entender exatamente o que estamos fazendo, apenas abaixando a cabecinha e seguindo a "dieta da moda". 

O consumo de carne é apenas a ponta do iceberg. 

Acredito, sim, que o consumo de carne propriamente dito não é o problema, mas o consumo de carne massificado: gado/aves/peixes concebidos em criadouros/fazendas/granjas que desde o início são bombardeados com antibióticos, milho, hormônios, etceterá e coisa e tal, e assim chegam sob a forma de filés naquela bandejinha inodora, no conforto da sua casa.    

Como já disse aqui, não sou vegetariana ou vegana. Tenho, sim, uma ou outra intolerância alimentar e acabo fazendo algumas receitas assim - o que não me limita, apenas enriquece a minha vida e as minhas experiências gastronômicas. 

Não tô aqui pra doutrinar ninguém (até porque não sou da área de saúde), só acho que no meio de tantos movimentos, informações e a gente pode retirar o melhor de todas essas idéias. E pra comer comida de verdade e fazer receitas gostosas, contem comigo! A @nutrirafernandes me passou essa receita, mas mais uma vez... eu mudei!!! Diminui o azeite, troquei o orégano por tomilho (achei que ficou mais gostoso), usei tomate com pele (VIVA a praticidade)... =D É boa demais!



Pastinha de Cenoura com Tomilho:

3 cenouras
1 cebola
1 tomate sem sementes
2 dentes de alho
1/2 xícara de azeite
1/2 xícara de água
1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada
2 ramos de tomilho fresco
sal a gosto

Bata todos os ingredientes (exceto o tomilho) no liquidificador até ficarem bem homogêneos. Pra facilitar, você pode ralar a cenoura antes. 
Leve a mistura ao fogo com os ramos de tomilho - ele é o responsável por dar um perfume maravilhoso à pastinha - e deixe ferver bastante, até formar uma pasta propriamente dita, que desgrude do fundo da panela. 
Em geladeira dura até uma semana.
Pode ser congelada em pequenas porções, basta descongelar em temperatura ambiente e usar normalmente. 
Fica MARAVILHOSA com tapioca:




This Thyme Carrot Spread is an amazing alternative for turkey, bacon or chicken in your everyday sandwich. Make it different, at least once a week! Try this amazing thyme carrot spread in your sandwiches in the middle of the afternoon or just at breakfast. It's also perfect as a dip for veggies. <3 I love it and have no idea why it took me so long to finally write about it. You can do the whole recipe and freeze this spread. While in the fridge, it lasts a week.

It's a perfect filling for tapioca (picture above)... =)

Thyme Carrot Spread:

3 carrots
1 onion
1 tomato (without the seeds)
2 cloves of garlic
1/2 cup olive oil
1/2 cup water
2 sprigs of thyme
salt

Process all of the ingredients (except for the thyme) until smooth. You can shred the carrots before, it will make it easier. 
Transfer the ingredients to a pan, add the sprigs of thyme - it gives the most amazing smell - and cook it until it thickens and pulls away from bottom of the pan when tilted. 
Keep it the fridge for up to a week.
It can be frozen - defrost it at room temperature and use it.


terça-feira, 2 de setembro de 2014

Como fazer: Guacamole (How to: Guacamole)

Aqui em casa, Guacamole faz bonito na festinha e também arrasa no café da manhã - minha versão preferida, aliás. <3 

AH, um parêntesis. Já vi muita gente abrir a boca pra falar "AH, MAS ABACATE TEM MUITA GORDURA, NÃO PODE". Gente, por favor. Posso estar sendo chata (e quem disse que eu ligo?), mas é que não aguento quando alguém se acha no direito de criticar meu abacate enquanto se entope de batata frita. 

Abacate não é nenhum veneno, mas uma belezura nutricional cheia de gordura do bem. E essa receita ainda leva limão espremido, alho e cebola. Só comida de verdade, coisa fresca e que faz nosso corpo funcionar. Não troco isso por nenhum creme vegetal ~amigo do coração~ DE JEITO NENHUM.

Vamos prestar atenção nos ingredientes, no jeito de preparar os alimentos, na QUANTIDADE do que se come... sim, não adianta você comer um alimento maravilhoso se não sabe a quantidade que pode comer daquilo pra aproveitar os nutrientes sem exagerar. Tem uma frase maravilhosa que deve sempre ser repetida: a diferença entre o remédio e o veneno está na dose.

Você pode acrescentar tomatinhos picados - AÍ sim, vira guacamole de verdade. Eu prefiro deixar pra adicionar tomates só na hora de servir: mesmo sem sementes, ele solta um pouco de água e pode deixar a textura do seu guacamole estranha, principalmente se você não servir na mesma hora em que fizer.



Guacamole

1 avocado (aquele abacate pequenininho) OU 1/2 abacate médio
1/2 limão espremido
1 colher de sopa de cebola picadinha
1 dente de alho pequenino espremido
uma pitada de sal
um chorinho de azeite
salsa ou coentro picadinhos - a gosto (opcional)
6 tomates cereja sem semente, picados em pedaços pequeninos (opcional)

Amasse o abacate com um garfo ou no processador. Eu prefiro fazer no processador porque já junto o alho, limão e o azeite e não preciso espremer o alho, mas pode fazer com um garfo mesmo. Junte todos os ingredientes, prove o sal e ajuste os temperos.  

Fica maravilhoso em um pão tostado na frigideira. A textura é de creme gordo, aveludado. Delícia, delícia, em quantidade suficiente (+- 1 colher de sopa):



segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Como começar a correr: o meu início.

Mudamos de endereço!
Em alguns dias você será redirecionado para a nova página do Cozinho, logo existo.
Por enquanto, é só clicar aqui:


Como começar a correr: balança a bunda do sofá, calça o tênis e vai.

----------

É brincadeira, mas... pode levar a sério. O único mistério que envolve qualquer atividade física se chama FORÇA DE VONTADE.


Querer fazer. 
Querer se mexer. 
Mandar pra PQP aquele encosto que te puxa pro combo CAMA/NETFLIX/PRINGLES.  

Dividi o post em 3 partes: Início; Aplicativos de Corrida; Perfis do Instagram;


O INÍCIO:

Tudo começou em março.

Já tinha entrado na linha com a dieta e estava fazendo musculação e spinning. Tinha um instrutor de musculação maravilhoso, que me ajudou muito em todo o processo de limar gordura e ganhar massa magra, mas eu saía das aulas de spinning em estado de graça... isso é MEU, preciso sair de casa e voltar imunda de suor, sentindo que me entreguei pra atividade física. Tipo assim, ó:

Sei que a musculação até tem isso - especialmente se você se concentrar em fazer os movimentos com postura, perfeição e nos intervalos corretos, mas MESMO ASSIM: a musculação nunca me conquistou de verdade, e eu fazia por pura necessidade de fortalecimento muscular.

Voltando: tinha vontade de fazer atividades super intensas, me sentir VIVA DE VERDADE e a corrida estava na lista, mas eu SABIA que não aguentava - mal aguentava uma caminhada intensa... imagina correr, gente??? Não, aquilo não era pra mim. Já contei aqui que via as fotos do instagram da mulherada madrugando e pensava WHAT THE FUCK??? 

Tive, sim, a fase do #mimimi.  Vamos combinar que 'eu não consigo', 'não é pra mim', 'não tenho roupa' é #mimimi SIM SENHORAS. Gente, tem queniano correndo descalço e a gente reclamando que não tem a saia nova da marca tal, vamos fazer o favor NÉ. 

Um belo dia me deu um surto. Olhei aquelas fotos da Deborah careca, lutando contra um câncer e sem desistir da corrida. Lembrei dos atletas sem braço, sem perna, sem um dos sentidos, mas que não abandonavam a atividade física. 

E ei, ok, eu "já fazia" atividade física, mas meu coração pedia por algo mais, que minha "insegurança" fazia questão de dizer que não era pra mim...

E decidi, de uma vez por todas, que naquele momento eu podia não ter fôlego, mas tinha vergonha na cara.

Botei o google pra funcionar com um "como começar a correr". 

PÃ.

O mundo se abriu. 


APLICATIVOS DE CORRIDA:

Reportagens, dicas, links e mais links. Nesse momento descobri planilhas, aplicativos, dicas, milhões de coisas... Pra começar, estava tudo ali: era só eu querer. Literalmente, era calçar o tênis e ir embora. 

O que serviu pra mim pode não servir pra você - lembrando que eu já frequentava uma academia e fazia musculação: mesmo sem uma frequência absurda, já tinha os músculos um pouquinho fortalecidos, e minha antiga lesão no tornozelo (foram 3 ligamentos ZOADOS de uma vez só) nem dava as caras. 

Acabei baixando um aplicativo - que começa gratuito (pra você testar e ver se quer continuar com ele), mas depois você tem a opção de baixar a versão paga, que é o 5K RUNNER. Eu, que não fazia ideia de por onde começar, olhei aquilo e pensei: então tá, né, vamos VER onde você vai me levar:



Comecei com a versão free trial e depois baixei a versão paga. Ele te dá instruções básicas durante a corrida: caminhe pra aquecer, corra, caminhe, corra, caminhe pra desacelerar. O bacana é que ele traz aquele plano bonitinho pra você seguir por semana - com direito a 3 corridas semanais - tem que ter bom senso e descansar entre um dia e outro, se você não corre nada não dá pra se meter a querer correr todo dia: depois a gente fica cheia de dor e não sabe porquê, né? 

Um detalhe: comecei no final de abril. Não corria nem um minuto inteiro, achava que ia cair dura em cima da esteira, dava conta de beber uma garrafinha inteira de água durante o exercício,  suava feito uma porca em cinco minutos (continuo assim até hoje). 

Tive dias de cagar pro aplicativo e ter que "refazer" a semana. Tive dias em que deveria correr 3 minutos e não conseguia sair dos 15 segundos, aí voltava uns dias lá atrás e fazia tudo direito, ATÉ CONSEGUIR correr com conforto. Se foi certo, EU NÃO SEI. Posso ter feito besteira, mas achei mais seguro refazer algo com tranquilidade. 

No meio do caminho, me mudei e tive que abandonar minha academia querida. Vim morar em um prédio temporariamente SEM academia - MAS com uma pista de corrida literalmente na frente. Pensei: uhuuuuu, partiu corridinhaaaa...

CHOLA, FLANGA. 

Correr na esteira X Correr na rua. 
Pensa que se eu corria 5 minutos direto (sem parar pra caminhar) na esteira, se conseguisse fazer 1 inteiro na pista, direto, fazia quase chorando, perna queimando, sensação de "EU NUM GUENTOOO". No início, é muito diferente. Se você só corre em esteira e quer disputar prova, começa a treinar na rua pelo menos 1x por semana: o esforço é muito maior.

Hoje, posso dizer: ele NÃO é meu aplicativo favorito. Mas é aquilo: ele me ajudou E MUITO a correr meus primeiros 5K. Do mesmo desenvolvedor do app que comecei a usar, tem apps de abdominal, agachamentos, flexões, 10K, 21K... mas essas distâncias maiores acho mais complicado correr sem o acompanhamento adequado. E esse é apenas UM de tantos outros aplicativos pra quem quer começar a correr:

*Tô me CONTROLANDO muito pra não baixar o ZOMBIES, RUN. Sou fã de The Walking Dead e #sóacho que deve ser maneiríssimo juntar corrida e zumbis, SENDO QUE você está correndo pra fugir de zumbis. sim, eu tenho 10 anos de idade.

Meu xodó, atualmente, é o RUN KEEPER. Ele é um aplicativo gratuito (iOS e Android) com GPS que te permite escolher a playlist e controlar seu gasto calórico, distância e metas em praticamente qualquer atividade física, como corrida,  ciclismo, caminhada, escalada, eliptico, yoga, pilates, cross fit, zumba, dança... a listinha do app é enorme. Ele parece meio complicado de mexer mas logo, logo a gente se adapta.

Na tela inicial, você pode estabelecer um objetivo e escolher um plano de treinamento dentre os disponíveis (todos com controle de voz), daí todas as vezes que você abre o app você lembra do objetivo. O meu, atualmente, é esse:



Depois dos meus primeiros 5k na Vênus (contei como foi tudinho aqui), vou correr o Circuito das Estações dia 28/09. Quem vamos? <3


PERFIS (INSPIRADORES) NO INSTAGRAM:

Talvez isso não fosse possível (ou demorasse muuuito mais) se eu não seguisse tantos perfis irados no instagram. Gente que eu conheço, gente que eu nunca vi, gente que motiva, inspira, te dá vontade e gosto de balançar a bunda e correr atrás do sol (ficou cafona, hein?).

Minha amiga linda @luisaoliveira, fotógrafa super talentosa. Um dia a gente faz os 21K juntas, gata! AINDA TÁ LONGE, MAS EU VOU!!!



A @correpaula, gente. Acompanhava o Corre, Paula - hoje Maratonista de Saia e me identifico com o jeito que ela escreve: rápida, direta, sem frescura. Vida real, gente como a gente. Morro de amores.



A @blogdadebs, do homônimo - Blog da Debs - que já citei lá em cima. Pra quem não conhece... vale a pena conhecer. Entrem no site, facebook e instagram. <3



A @gabimanssur. Essa, muitos concurseiros conhecem. Admiro pela postura profissional e pela forma como ela usa a divulgação dos benefícios do esporte como forma de ajudar as mulheres vítimas de violência a se reerguerem. <3



Resumo da ópera: você tem que se cercar de gente que faz tudo isso ser possível - ainda que virtualmente - gente que te motive, de alguma forma. Por exemplo: pra mim, seguir perfil fitness gastronômico recheado de RECEITAS com whey protein não funciona, simplesmente porque não acredito nesse tipo de nutrição. Respeito quem acredita, mas pra mim não rola. Não me motiva, não me inspira, não me faz querer ser melhor.

Gosto de gente de verdade, coração nas coisas, nas fotos, gente que rebola pra dar conta de estudo/trabalho/filho/dieta/malhação, o que quer que seja.

Gente assim me inspira, me faz acreditar que é possível, que só depende de nós. <3

Eu ainda tô engatinhando nas corridas, treino sozinha, me viro como posso, faço o melhor com o que tenho, mas não é por isso que vou deixar de fazer. Eu vou, sim, tentar melhorar meu condicionamento físico pra engrenar nesse ESPORTE, e não no EMAGRECIMENTO A QUALQUER CUSTO.

Isso é o que funciona pra mim. E me sinto muito feliz e muito abençoada por ter entendido DE CARA que correr é um ESPORTE, e não uma "obrigação pra secar". A sensação de melhorar, conseguir ir além nem que seja um pouquinho é algo INCRÍVEL, e é um prazer gradual, a gente adquire força aos poucos. Rome wasn't built in a day.

Sem querer julgar quem corre "pra secar", vou te contar uma coisa: correr "por prazer" é muito melhor. A felicidade de treinar num dia bom (aqueles em que você foi dormir cedo, não bebeu álcool e comeu direitinho) é indescritível, tem que ser pra crer.

VIVA a corrida.
SEJA a corrida.
Não importa se de 1, 3, 5 ou 42K. Se permita a entrega naqueles minutinhos, ainda que poucos, que você tem, e termine morrendo de felicidade, ainda que você esteja MORRENDO sem fôlego, logo ele volta e você pensa: AH PORRA, DAVA PRA FAZER MAIS!!!!!!!!!!!!! <3