segunda-feira, 28 de abril de 2014

Bolinho de Arroz Integral - #segundasemcarne

Na minha mente de gordinha, bolinho de arroz sempre significou uma coisa: friturinhas! Minha mãe costumava fazer pra gente quando sobrava bastante arroz. Daí que outro dia, olhando pra papelada de arroz integral que fiz e congelei, resolvi testar uma versão mais light dessa delícia.
Acredito que os temperos podem ser variados a gosto do freguês. Algumas combinações de temperos (além do alho e da cebola que coloco em todos os bolinhos) que ficam deli:

- salsinha, cebolinha;
- sete vegetais (vende pronto no Hortifruti);
- cominho, alho extra e um tico de mel;
- páprica picante e alho extra (fica super saboroso);

É importante ter em mente que esse bolinho fica totalmente diferente do bolinho frito, que apesar de ficar chocante por fora, fica tão encharcado de óleo que fica muchibento por dentro... Nosso bolinho fica sequinho e croc-croc!






Bolinho de arroz integral:

1 xícara de arroz integral (pode usar o que estiver dando sopa)
1 cebola roxa
1 dente de alho
Temperos a gosto
2 colheres de sopa de azeite
1 xícara de água (será utilizada até dar o ponto da massa)

Coloque todos os ingredientes (exceto a água) no liquidificador. Bata e vá acrescentando a água aos poucos, até dar o ponto de massa, bem homogênea. Cuidado para não colocar água demais e deixar a massa muito líquida, ela deve ter uma textura ligeiramente firme, que você consiga pegar com colheradas. 
Distribua a massa, às colheradas, em uma assadeira antiaderente levemente untada, e leve ao forno até os bolinhos ficarem bem douradinhos e crocantes.


2 comentários:

  1. Hmmm, uma forma deliciosa de consumir o mix de temperinhos que sobra: eu coloco talos de salsão, a parte maior do alho poró, cenoura ralada que sobrou da salada, tudo bem picadinho, faço um mix de verdinhos que são coringa para bolinhos e panquecas. Ah, cascas de abobrinha tbm entram, fica bem colorido!
    Beijos e tenha uma ótima semana
    Thais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais,
      É pra misturar essas coisas todas com os temperos e usar em panquecas e bolinhos, por exemplo?
      Bjs!

      Excluir