segunda-feira, 28 de julho de 2014

Como fazer: Leite de Côco (How to: Homemade Coconut Milk)

Mais uma vez, estou impressionada com a riqueza da natureza. Não é que a gente não saiba das coisas, mas ver a transformação bem diante dos seus olhos e sem esforço é algo. 

Côco fresco e água morna. É só o que você precisa pra se livrar da garrafinha que parece inocente, mas é cheia de Conservante, Acidulante e Espessante. 

Nossos olhos são tão (mal) acostumados com o que é belo, mingaus espessos, cremes grossos e misturas que não se separam, que quando a gente encontra algo feio, com resíduo depositado no fundo do vidro ou sem aquela cor viva, logo torcemos o nariz e seguimos com o carrinho adiante, por algo mais colorido, mais cremoso... menos natural.

O seu leite de côco caseiro pode não ser tão grossinho e aveludado quanto o do mercado, mas não tem ingredientes impronunciáveis ou com códigos esquisitos. Realmente, uma escolha de Sofia... SÓ QUE NÃO!  

"Ah, mas eu compro a versão light, então tem que ser o do mercado mesmo, Manu!"



E se eu te disser que a versão light, além de Conservantes, Acidulantes e Espessantes, RETIRA A GORDURA BOA do côco? Você compra a sua garrafinha ~light~ e acaba com uma enganação nas mãos. Um líquido praticamente estéril, com cheiro de côco, espessado na fábrica e sem as propriedades boas da gordura do côco, que atua tão bem na digestão, acelera o metabolismo e fortalece nosso sistema imunológico. Fica com a gordura do côco e dispensa o bacon, gente.

Vale um mea culpa nessas horas: usei leite de côco light durante anos a fio, acreditando que estava fazendo um negócio da China. Notícia boa: tenho montes de receitas que agora serão devidamente adaptadas e testadas com leite de côco de verdade! <3

Faça um favor a você mesmo: faça essa receita. 

Eu compro o côco no Hortifruti, que vende ele inteiro (pra partir em casa) ou a polpa fresquinha já ralada, sem açúcar. Altamente viciante, a vontade que tenho é de não parar de comer aqueles floquinhos nhom nhom nhom. Acredito que se você não encontrar côco fresco, pode tentar fazer com côco desidratado sem açúcar. Eu deixaria ele hidratar em um pouco de água morna durante 1 hora antes de bater. =)



Leite de côco:

1 xícara de côco fresco ralado
3 xícaras de água quente (não é pra ferver!)

Bata o côco com a água no liquidificador por 3-5 minutos. 
Passe o líquido por uma peneira bem fininha - eu costumo usar um coador de voile, como esse da foto abaixo:


Esse foi comprado no Carioca Zen, aqui no Rio. Gosto muito porque ele tem um elástico com regulagem, o que permite que você deixe ele bem ajustado no copo e possa ir despejando o líquido. Depois, é só apertar bem com as mãos para obter o máximo de leite. 

Não jogue fora o côco que sobrar! Assim como o resíduo do leite de amêndoas faz um pesto maravilhoso (ensinei aqui), dá pra fazer receitas incríveis com o resíduo do leite de côco. Aliás, a próxima receita aqui leva leite de côco e o resíduo. =) 



Homemade Coconut Milk:

1 cup shredded fresh coconut
3 cups hot water 

Blend the coconut with the hot water for about 3-5 minutes. Strainn the remaining coconut with a cheese cloth, pressing it to obtain all the milk. Store in a refrigerator for no more than 3 days.

Do not throw away the remaining coconut. As seen with the almond milk (and my recipe of Pesto), you can create nice recipes with the residue! By the way, our next recipe will use homemade coconut milk and its residue! =)

8 comentários:

  1. Tenho a sorte de ter coqueiros na casa dos meus pais. Mesmo 1000km distantes, sempre que vou trago coco ralado congelado. Ela sabe o quanto eu adoro tudo com coco e já separa uns pacotinhos pra mim. Se ela souber o quanto é fácil fazer o leite, vai parar de comprar pra fazer o maravilhoso bolo de coco gelado dela.
    Fiquei com muitas boas lembranças agora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabella,
      É a tua memória afetiva gastronômica falando aí contigo, rs... =)
      Que delícia de lugar deve ser a casa dos teus pais. Eu ia fazer a mesma coisa! Conta pra tua mãe do leite de côco caseiro, olha que maravilha que vai ser! =)
      Bjos!

      Excluir
  2. Oi Manu! Achei o blog que você tinha me indicado, é o La Cucinetta, né? Muito bacana! Na verdade, quando eu comecei a cozinhar, eu usava muito um post desse blog como referência (esse post que explica a diferença entre os vários tipos de creme: http://www.lacucinetta.com.br/2007/12/creme-de-leite-sour-cream-crme-frache.html).

    E preciso tentar fazer leite de coco qualquer dia desses... Confesso que fiquei com peso na consciência, pois fiz um curry essa semana que levou 2 garrafinhas de leite de coco. Se eu tivesse lido esse seu post antes...

    Beijo querida! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ele mesmo, Camilinha!!! <3
      Viu os pães, livros e fermentos que ela faz?
      http://www.lacucinetta.com.br/search/label/p%C3%A3o
      AMO o blog da Ana Elisa de paixão, foi até bom a gente ter conversado ontem pra eu colocar o link aqui do lado, hahaha!!! <3 Ela é super completa e explicadinha nas técnicas, adoro todos os detalhes.
      Ah, não fica com peso na consciência não, boba! Mas tenta fazer sim... e se quiser ele mais grossinho, diminui meia xícara de água! <3
      Bjooo!!!!!

      Excluir
  3. Eu vi uma vez a Bela Gil fazendo fiquei super curiosa pra fazer em casa tb. Vou me animar pra fazer esse mês.

    http://blogviajandosemsairdolugar.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Fiz hoje, ficou uma delícia! Usei para fazer um molho com açafrão, no qual cozinhei filés de linguado. Polvilhei o coco que sobrou após coar por cima, antes de levar ao forno... deu um perfume maravilhoso. Obrigada pela dica, eu era usuária constante do leite de coco de vidrinho (e do light ainda por cima, kkkk).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Izabela de Deus!!!
      Compartilha essa receita aí com a gente, rs, salivei aqui... <3
      Que bom que ficou delícia, querida!
      Um bjo!

      Excluir