Depois de experimentar um extrato do bem - não essência com aroma artificial - você dificilmente vai se contentar com outra coisa. Meu primeiro extrato foi de limão, há alguns anos, e com ele aprendi que paciência e boa vontade podem mudar um pouquinho a nossa vida.
Perguntei no instagram (segue lá: @cozinhologoexisto) o que vocês preferiam: um post tipo já com a receita ou um post ao final mostrando o resultado... o post tipo já GANHOU disparado, né? À medida em que nosso extrato for mudando, vou atualizando as fotos aqui nesse post mesmo - não deixem de acompanhar no facebook também! <3
Perguntei no instagram (segue lá: @cozinhologoexisto) o que vocês preferiam: um post tipo já com a receita ou um post ao final mostrando o resultado... o post tipo já GANHOU disparado, né? À medida em que nosso extrato for mudando, vou atualizando as fotos aqui nesse post mesmo - não deixem de acompanhar no facebook também! <3
Isso aqui, amigos, é baunilha de verdade - e o gosto/cheiro da comida muda quando a gente usa uma coisa natural. Usar os melhores ingredientes que você puder pra produzir na sua casa algo que vai durar meses faz, SIM, diferença e não é frescura. Fazer escolhas conscientes em prol do seu corpo também não é frescura - além de ninguém ter nada a ver com isso, né? #falomermo
O modo de fazer, eu tirei do livro de uma das cozinheiras mais fofas de todos os tempos: a Joy (the baker). Quem me apresentou a Joy foi a Carol, dona da confeitaria mais fofa de Curitiba: a Caramelodrama. Conheci graças a um post no antigo blog da Carol (foi ela quem me ensinou a fazer o melhor extrato de limão do mundo), e desde então não parei mais de acompanhar a Joy, que já lançou até livros:
Depois do extrato de limão, eu sabia que precisava fazer o de baunilha - as favas estavam compradas (desde a viagem pra BH) e a vodka separada. Mas cadê que eu parava 10 minutos pra fazer? Uma procrastinação sem fim. Até que um belo dia eu fiz. E foi lindo.
Extrato de Baunilha Caseiro
3 favas de baunilha
100 ml de vodka
1 pote de vidro esterilizado (lave muuuito bem, despeje água fervente e depois deixe secar naturalmente)
Usando uma faquinha afiada, corte as favas da baunilha no sentido do comprimento (como eu fiz na foto). Com as costas da faca, raspe as sementes da baunilha e despeje no pote, aproveitando as sementes ao máximo.
Despeje as favas no pote e adicione a vodka. Empurre as favas para baixo, para que fiquem cobertas pelo álcool. Feche bem, chacoalhe e guarde em um local fresco e protegido de luz por 2 meses. Não use antes disso.
À medida em que você for utilizando, vá adicionando mais vodka e mais favas de baunilha ao extrato, que vai ficar cada vez mais forte e rico em sabores...
Once you have tried this beauty, you'll hardly pick up another artificially flavoured vanilla essence sold at the market. This is real vanilla - and it makes all the difference. Using the best ingredients you can afford to make something that will last for months. Yep. It does make a huge difference.
The "how-to" was in Joy's book. She's the cutest baker. Ever. It was Carol, from Caramelodrama (who happens to own Curitiba's best patisserie) who introduced me to Joy's blog. After that, I just couldn't stop reading it - since that, she wrote amazing books (pictured above).
I've been dying to make this homemade vanilla extract, I bought the vanilla beans and sat the vodka aside. But I just couldn't stop for 10 minutes to go ahead and make it. Think about procrastination. And then, I did it. And it was beautiful.
Homemade Vanilla Extract
3 vanilla beans
100 ml vodka
1 jar, sterilized (clean it very well, then pour boiling water and let it air dry)
Using a sharp knife, cut the vanilla beans lengthwise. Using the tip of the knife, scrape the beans
With the knife's back, scrape the seeds from the vanilla bean and pour them in the jar.
Put the beans in the jar and pour the vodka, making sure they get covered by the alcohol. Seal the jar, give it a good shake and keep it in a cool, dark spot for about 2 months.
Como prometido, aí vai a evolução do meu extrato de baunilha pra vocês (aguardem cenas dos próximos capítulos).
Semana 1 (logo após chacoalhar o vidro):
I decided to show you the evolution of my vanilla extract.
Week 1 (right after giving the jar a good shake):
...to be continued! <3 <3 <3
Muito legal! Morro de vontade fazer! :D
ResponderExcluirJá ensinou aqui a de limão? Fiquei curiosa! Beijos