sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Como fazer: Manteiga de Amendoim Caseira (How to: Homemade Peanut Butter)

"Paçoquita é o meu vício, meu desejo na TPM, meu alento totalmente fora de hora. É o meu docinho ~amigo~, pra momentos de tristeza alta e grana curta. É o docinho dos concurseiros." - disse a Rainha da Paçoquita.

No caso, EU. 

Confissão: só fiz essa receita porque ainda não tinha conseguido encontrar Paçoquita Cremosa aqui no Rio de Janeiro! Como vocês já viram (aqui e aqui), meus problemas se resolveram recentemente - matei a vontade de provar a versão cremosa do meu vício.

Mas... posso falar? Uma colherada da versão gordinha  é TÃO doce que chegou a travar minha boca. Sim, é gostosa e cremosa, mas é excessivamente doce. Achei mais doce que a paçoquita normal, e não me vejo fazendo receitas com ela ou usando direto justamente por isso. 

Em contrapartida, a versão caseira da manteiga de amendoim é ALGO. Sabor forte, amendoim puro, óleo e gorduras totalmente naturais - liberados pela própria leguminosa durante o processo de moagem (FALEI BONITO, VAI). 

Pasmem: nessa manteiga aqui não usei NADA além do próprio amendoim. Não usei óleos, açúcares ou adoçantes. 

Espero que antes de sucumbirem à tentação de adicionar óleos/açúcares para triturar o amendoim com mais facilidade vocês consigam presenciar a beleza que é ver o amendoim soltar o seu próprio óleo. Parece bobo, mas tenho essa coisa de observar a reação dos ingredientes. Parece tentador fazer as coisas da forma mais fácil, mas dê uma chance pro amendoim, ele tem o tempo dele...  

Se você conseguir amendoim sem casca,  comece a dar graças. É que a parte chata dessa receita é soltar as cascas do amendoim. 

Enquanto você descasca e separa os grãos, pense na vida, escute Cartola - "Preciso me Encontrar" é maravilhosa pra essa tarefa: você faz com calma e cadência e entende o significado da letra, "rir pra não chorar". Gosto de pegar vários amendoins ainda quentinhos e esfregar com as palmas das mãos, isso ajuda a soltar as casquinhas.  

É terapêutico, é delicioso. Faz, gente...



Manteiga de Amendoim

- 500g de amendoim 
- paciência (muita)

Despeje o pacote de amendoim em uma assadeira e leve ao forno a +- 180º até o amendoim ficar torradinho. Deixe os amendoins esfriarem um pouco e comece a descascá-los. É chato mas acredite: vale a pena. Em seguida, despeje os amendoins em um processador. Se o seu for pequeno, como o meu, talvez você tenha que fazer em duas etapas. 

Triture, triture e triture. O amendoim vira uma farofinha, começa a grudar nas paredes do processador : você tem que parar de bater e soltar a massinha. Nessa hora, solte a mistura das paredes e aproveite pra misturá-los. Você vai repetir esse processo algumas vezes, até que... do nada, o amendoim vai começar a soltar seu óleo miraculoso e a sua manteiga vai aparecer. É lindo, e quanto mais você bater, mais lisinha a sua manteiga vai ficar. 

- - - - - - - - - - - - - - - - 

Eu gostei muito dessa manteiga assim, "crua", sem sal, óleos ou adoçantes - mas já vi muita gente adoçando até com mel. Fica a seu critério! 

Já pensou ter uma lindeza dessas pra passar no seu pãozinho de manhã? Com uma banana, antes de correr? Com pão & banana & um Nespresso Vanilio? É pra morrer de amores <3 <3 <3



Homemade Peanut Butter

- 500g peanuts*
- patience (loads of it)

*If you can find pre roasted peeled peanuts, you're SUCH a lucky fellow. If not, go ahead and roast your peanuts in a 180º oven until they're roasted and smelling GOOD. Allow them to cool and start to peel the peanuts (it's quite boring, but have faith: it's worth the sacrifice).

Next step: transfer the roasted peeled peanuts to a food processor and start processing them. Work it, work it, work it. Scrape peanuts down from the food processor, as needed - you will have to repeat the process some times, until... peanuts start to release its marvelous oil and your peanut butter will appear! It's so lovely, and the more you process it, the smoother your butter gets. 



6 comentários:

  1. Respostas
    1. hahahaah!!!
      Morre não, Paula!!!
      Faz essa manteiga que é BOA DEMAIS! <3
      Bjo!

      Excluir
  2. Amo manteiga de amendoim, mas ainda não criei coragem de fazer a minha. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz, Dani!!!
      Se você gosta de manteiga de amendoim, não vai querer outra coisa, rs... bjs!

      Excluir
  3. Oi Manu! Você triturou mais ou menos quanto tempo? Fiquei 40 minutos triturando aqui e não deu certo =\, ficou uma farofinha, as vezes dava liga e parecia que ia ficar uma pastinha, mas voltava a virar farofinha. Onde será que eu errei? =\. No fim das contas levei ao fogo com uma colher de mel e duas de leite e fiz um creminho!rs. Beijo!
    Karine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karine, preciso saber do seguinte: vc fez no liquidificador ou no processador? Além disso, qual a quantidade de amendoins que você colocou? Não processei os meus por muito tempo não, mas tive o cuidado de desligar o botão toda vez que ele "parava" de triturar e raspaaaava bem, soltando ele do fundo da tigela. E ele fica farofento mesmo, mas chega uma hora que solta o óleo sim... me diz aí como vc fez!

      Excluir