quarta-feira, 28 de maio de 2014

Chips de Inhame na Air Fryer (Yam Chips - Air Fryer)

Mudamos de endereço!
Em alguns dias você será redirecionado para a nova página do Cozinho, logo existo.
Por enquanto, é só clicar aqui:


Por muito tempo, eu pensei que era uma amante de friturinhas. Tirando uma exceção ou outra, cheguei à conclusão de que o que me encanta mesmo é a crocância da comida, seja ela uma batatinha crocante ou um bife à milanesa bem tostado... por isso, a Air Fryer me deixou tão feliz: crocância sem os malefícios do excesso de óleo.

Essa foi minha primeira receita na Air Fryer! Mesmo usando errado, a receita deu certo = amor instantâneo. Gostei muito da proposta da "fritadeira", que funcionou perfeitamente sem óleo, como foi o caso desses chips de inhame! 

Sim, eu errei a receita: deveria ter colocado um tico de óleo e joguei os inhames lá dentro SEM NADA!
Apesar de toda a ideia do aparelho ser focado no "receitas sem óleo", em algumas receitas há recomendação do fabricante que se coloque um pouquinho de óleo no alimento. Se eu fosse fazer batatas fritas, por exemplo, deveria ter misturado às batatinhas 1 colher de sopa de óleo.

Então... tem óleo? Sim, mas em quantidades mínimas. Não dá pra comparar o meio litro de óleo que a gente usaria pra fritar/encharcar as batatinhas com 1 colher de sopa: simplesmente não dá. Fiquei muito feliz com o resultado! 



Chips de Inhame:

2 inhames descascados e cortados em palitos
1 colher de sobremesa de óleo de côco/canola/azeite

Descasque e corte os inhames em palitos ou rodelas fininhas. Deixe de molho em água filtrada por +- 1 hora, depois lave bem. Em uma tigela, misture os inhames com o óleo de sua preferência e coloque na Air Fryer por 14 minutos a 180 graus. Na metade do tempo, dê uma sacudida na cestinha para que os chips fiquem douradinhos por igual.

Se quiser fazer no forno, use forno a 180 graus e uma assadeira antiaderente: espalhe bem os inhames, cuidando para não deixar um por cima do outro. Leve ao forno até ficarem dourados, mexendo a cada 15 minutos.

Servi os meus com sal grosso moído na hora e pimenta rosa esmagada: não vejo a hora de testar com alecrim! 

Mais alguém aí curte inhame?

Yam Chips:

2 yams peeled and cut in thin slices
1 tbsp coconut/canola/olive oil

Peel and slice the yams. Let them rest in water for about 1 hour, then rinse the yams. In a bowl, combine the drained yams and the oil, and put in te Air Fryer for 14 minutes at 180 degrees, mixing them when the timer hits 7 minutes.
The chips can be made in the oven at 180 degrees in a nonstick baking tray: lay the slices in a single layer and bake them, turning every 15 minutes. Remove once they are crisp and golden.

5 comentários:

  1. Amoooo inhame. Amei a dica!

    ResponderExcluir
  2. Fritadeiras sem óleo são tudo de bom!!! Tb descobri que adoro a crocância de alguns alimentos, e a Air Fryer está sendo uma mão na roda. Até coisas que eu nunca tinha feito frito, como frango, faço nela e dá certa.
    Gostei da ideia do inhame.. huuum.. Já fiz com batata-doce, mas em chips redondo mesmo, e a única coisa ruim é que não dá pra colocar uma sobre a outra, aí demora mais que se fosse no forno. Vou tentar fazer em palitinhos assim. Tomara que dê certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não tentei frango, não fica seco, Isabella? Fiquei curiosa.
      Também testei a batata doce, mas a dica é fazer sempre em palitos, rodelas são mais difíceis mesmo! =)
      Bjs!

      Excluir
  3. Oi Manu, entrei no seu blog pra pegar sua receita de pão de chia (vou testar amanhã) e vi essa de inhame na airfryer. Eu simplesmente amo! Já fiz aqui em casa várias vezes, mas eu corto ele em rodelas bem finas, tipo batata portuguesa e coloco alecrim. O Alecrim fica maravilhoso na airfryer, fica super crocante! Fica a dica :)
    Mil beijos!!!!

    ResponderExcluir