segunda-feira, 26 de maio de 2014

Tortinha de Grão de Bico - Chickpea Tarts - #segundasemcarne

Apesar de a vida estar corrida, o processo de mudança ser exaustivo, a rotina alimentar estar virada e praticamente inexistente, eu só tenho motivos pra agradecer. 

- A cada um de vocês que passa por aqui, pelo instagram (@cozinhologoexisto) e deixa comentários fofos, tira dúvidas e me passa dicas maravilhosas. 
- A todas as pessoas novas e maravilhosas que esse mundo tem me apresentado.
- A todas as pessoas antigas também: os presentes chamados família e amigos.
- Aos erros, que tanto permitem que a gente aprenda: nem que seja pra não errar.

Gratidão, gratidão, gratidão.

Por pouco essa Segunda Sem Carne não sai, meu povo. Nos últimos dias o projeto #minhacasaminhavida ganhou um fôlego, o que significa que os finais de semana têm sido dedicados a muita arrumação e correria pra organizar a casa nova! Ainda falta um monte de coisa, mas a sensação de "tá quase pronta" é uma delícia: tô muito feliz! 

Alguns pedacinhos que já postei no instagram: 

1. cenas de um canteiro de obras.


2. um Vanilio de manhã é igual a um abraço.


3. pedacinho do meu quarto.



Há um tempo, minha nutri (@nutrira_fernandes) me passou uma receita bem deliciosa de empada de grão de bico. Fiz e curti bastante: dá pra fazer um mega empadão de grão de bico ou várias empadas em uma forma de cupcakes, pra congelar e ir comendo na medida da sua necessidade.

Como eu sou meio chata, achei que o recheio escondido pela tampa da empada deixava ela muito sem graça... dei uma incrementada nos temperos da "massa" e decidi fazer praticamente a versão fit da empada aberta do Belmonte, hahaha!!! #vaisonhando #atéparece 

Saíram essas Tortinhas de Grão de Bico, que você pode rechear como quiser: vegetais, carne, queijo... o céu é o limite. Como eu estava me sentindo meio extravagante, resolvi fazer 2 recheios: além de fazer um refogadinho tunisiano com harissa, tasquei uma colherada de molho pesto (ensinei aqui) por cima de tudo e mandei pro forno... ficou de comer rezando!!! 

O esquema é o seguinte: massa + recheio de tomates + colherada de Pesto + forno = delícia. 

Dêem uma chance pro leite de amêndoas, pro pesto... são receitas bem saudáveis e gostosas, você consegue aproveitar tudinho e de quebra ainda ganha um recheio de-li pra encher essas tortinhas. O pesto tostado ficou de outro mundo! Faz e me conta?  



Tortinhas de Grão de Bico:
(rende +- 5 unidades)

1 xícara de grão de bico cozido
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de temperos - usei alho, cebola e salsa desidratados (pode usar também o 7 vegetais, vende no Hortifruti aqui no RJ)
um tiquinho de sal

Bata todos os ingredientes no processador (dá pra ser no liquidificador também, mas você vai precisar de doses extras de amor e paciência) até obter uma massa/farofinha úmida tipo essa aqui, ó:


Próximo passo: forrar forminhas de empada/tortinha com essa massa. Despeje uma colher de sopa e vá apertando na forminha, simples assim. Não deixe muito fina, senão ela quebra ao desenformar. Some uma colher de sopa de recheio, uma de Pesto e leve ao forno a 180º por uns 30 minutos, até ficar dourado.

Recheio de tomates:*
(Refogadinho Tunisiano)

1 tomate grande picado em cubos
1 cebola roxa picada
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de harissa** (opcional)/páprica picante
sal a gosto 

Em uma frigideira antiaderente, aqueça o azeite e adicione a harissa ou a páprica picante. Em seguida, adicione cebola, tomate e sal e refogue durante 2 minutos. Recheie as empadas com essa mistura.
*Você pode usar o recheio da sua preferência. Como estamos na Segunda Sem Carne, fica a sugestão do recheio de vegetais!
**A harissa é um tempero tunisiano simplesmente incrível, e casa muito bem com o grão de bico. Uso uma que comprei em um potinho na Bombay Herbs and Spices, aqui no RJ tem um quiosque no Shopping Rio Sul. =) Se não tiver, use páprica picante.


Chickpea Tarts:

1 cup cooked chickpeas
3 tbsp olive oil 
1 tbsp dried herbs (I used dried garlic, onion and parsley)
A pinch of salt

Blend all the ingredients in a food processor until they look like the picture above.
Next step: pour 1 tbsp of the "pastry" in small tart tins (you can use one that has a loose base) and press it, until you cover all the tin. Make sure it's not too thin, or you'll end up breaking the crust. Pour in 1 tbsp tomato filling, and 1 tbsp Pesto (recipe here), then bake it for about 30 minutes at 180ºC, until the crust is golden.

Tomato Filling:
(Tunisian Sauté)

1 large tomato, diced
1 onion, diced
1 tbsp olive oil
1 tea spoon harissa or smoked paprika
salt

In a nonstick pan, heat the olive oil and add the harissa/paprika. Add the onions, tomatoes and salt, and stir for about 2 minutes. Fill the tarts with this filling, and add a spoon of Pesto, then bake for +- 30 minutes.

4 comentários:

  1. Manu,
    Te conheci no aniversário da Iana (sou a Xuxu, como ela me chama, e estava meio parecendo uma múmia gripada na ocasião, não sei se você vai lembrar) e queria dizer que adorei seu blog! Eu tenho a maior dificuldade em encontrar receitas rápidas e saudáveis e gostosas (o que, para mim, é imprescindível) e já achei várias por aqui! Virei leitora!
    Beijos e parabéns pelo blog lindo!
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Xuxu!!!
      Lógico que lembro, vê se eu ia esquecer do melhor quindim que já comi na vida, hahaha!
      Olha, eu fiquei muito feliz de você ter gostado, fazer o blog está sendo tão legal justamente por isso! E comida tem que dar prazer, tem que ser gostosa, senão eu nem me atrevo a começar: acho que essa é a maior dificuldade da maioria das receitas, porque é muito mais fácil fazer coisa gostosa quando a receita é gordinha, até pq nosso paladar já está habituado, hehe =D
      Apareça sempre!
      Bjos!!!

      Excluir
  2. Oi Manu,
    receita rápida, simples e deliciosa. o molho pesto ao forno é incrivelmente saboroso com tomates!
    estou curiosa com o Vanilio, o que é?
    beijos e tenha uma ótima semana!
    Thais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais!
      Vanilio é uma cápsula de café da Nespresso que tem um gostinho de baunilha sensacional...
      Bjs!!!

      Excluir