segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Como fazer: Manteiga de Amêndoas (Homemade Almond Butter)

Preparei essa receita há TANTO tempo que esse potinho aí da foto já está vazio, acreditam?

Gulodices à parte, essa é uma daquelas receitas que espanta marinheiros de primeira viagem e fazedores experientes de manteigas vegetais. 

Manteiga de amêndoas é a receita mais difícil, mais chata, mais demorada... MAS NÃO AQUI.

Assim que comecei a fazer minha própria manteiga de amendoim pura, entendi que um dos principais truques era o de aquecer as oleaginosas um pouquinho, para facilitar a liberação dos óleos. 

Já explico: enquanto você mói as nozes ou castanhas em temperatura ambiente, o motor do processador aquece, ajuda a triturar e liberar o óleo. Se amêndoa é a oleaginosa mais chata, não faz todo o sentido do mundo já começar com elas ligeiramente aquecidas?

Pois faz, e deu certo, e foi lindo. 

Fiz minha manteiga com amêndoas laminadas, sem casca, mas você pode fazer com amêndoas inteiras e conseguir uma receita mais escura. A minha ficou salpicada de pontinhos pretos porque adicionei uma pontinha de fava de baunilha enquanto batia.




Manteiga de Amêndoas:

2 e 1/2 xícaras de amêndoas laminadas OU 3 xícaras de amêndoas inteiras
1 processador eficaz
paciência

Aqueça suas amêndoas no forno a 180º. Eu gosto de deixar as amêndoas moreninhas - sem queimar -, pois prefiro o gosto das amêndoas tostadas. Despeje as amêndoas, ainda quentes, no processador e bata até obter uma manteiga bem lisa.
Triture, triture e triture. Assim como na manteiga de amendoim, as amêndoas viram uma farofa e grudam nas paredes do processador: você tem que parar de bater e soltar a massa das paredes, aproveitando pra misturá-la. Esse processo é repetido algumas vezes, até que as amêndoas vão começar a soltar o óleo e sua manteiga vai aparecer. É lindo, e quanto mais você bater, mais lisinha sua manteiga vai ficar.

Homemade Almond Butter:

2 1/2 cups sliced almonds OR 3 cups whole almonds
a nice food processor
patience

Roast your almonds at a 180º oven untl they are light brown and smelling good. Transfer them to the food processor and start processing. Work it , work it, work it. Scrape down the almonds from the food processor, as needed - you will have to repeat the process some times, until almonds start to release its oil and your almond butter will appear! It's so lovely, and the more you pulse your almonds, the smoother the butter gets. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário