segunda-feira, 3 de março de 2014

Alimentação, intolerâncias e mudança de hábitos


Eu nunca, nunquinha imaginei que um dia postaria receitas naturebas/fitness/lights, ou que teria o tipo de alimentação que venho tendo há pelo menos um mês. Vários fatores me fizeram mudar a alimentação e a forma de encarar a comida, mas já posso dizer que todas as mudanças têm feito eu me sentir muito mais leve!
Semana passada me consultei com uma nutricionista de abordagem funcional: gostar é pouco, eu adorei a conversa, as lições e a própria dieta em si. Gostei muito da filosofia da dieta - não no sentido de restrição, mas no sentido do que se come. Ela não é vista como algo momentâneo, mas como um estilo de vida - para toda uma vida. 
Dentro dessa proposta - e para adequar as escolhas que fariam meu corpo funcionar melhor - fiz um exame para identificar alimentos aos quais eu poderia ter alguma intolerância - em maior ou menor grau, e me surpreendi bastante com os resultados:

- leite
- ovo
- aveia
- fermentados (cerveja, vinho, vinagre, shoyu...)

Olhar o resultado me doeu um pouquinho: quem me conhece, sabe como eu amo ovo, uma tacinha de vinho, cerveja e iogurte. Mas fiquei pensando... vale a pena sofrer por comida? Se a comida serve para nutrir a gente, pra quê insistir em algo que além de complicar o funcionamento dos meus órgãos, possivelmente vai me fazer mal? 
É difícil modificar hábitos alimentares de uma vida inteira. Quero dizer, a proximidade dos 30 já me fez rever várias escolhas. Não dá pra comer um pacote de batatinha frita e uma lata de refrigerante, almoçar sanduíche, pular refeição, comer uma panela de brigadeiro e achar que vai ficar bem.
O corpo sente, ele pede uma modificação nos nossos hábitos, e apesar de eu nunca ter tido uma alimentação totalmente trash/junkie, o meu já estava pedindo arrego há alguns meses. 
Nesse processo de reeducação, alguns perfis no instagram têm inspirado e me ajudado demais. São perfis de gente dedicada à boa alimentação (na maioria funcional):

@theveggievoice
@santadieta
@bemvivodelivery
@naturalvibe_
@patriciadavidsonhaiat
@cleanfoodcrush

A Alana, do @theveggievoice comentou que eu teria que me "reeducar e desviciar o paladar", e acho que isso resume bem a questão das intolerâncias/restrições alimentares. Afinal, quem aí nunca deixou de beber refrigerantes e quando voltou, estranhou o excesso de açúcar e o gosto doce? Mesma coisa com comida. A gente come o que está acostumado a comer... sei que pode não ser fácil, mas estou muito disposta a dar essa guinada na vida, na alimentação, e receber todas as mudanças positivas no meu corpo.

Dentro desse processo, entra a paixão pela comida, pela cozinha em si. Essa união da nutrição funcional com a culinária é realmente muito bacana: mudar o comum, o fácil, o cômodo... por algo que pode até ser mais complicado (no início), mas que vai te fazer muito bem.

Nesse ponto, acho que levo uma mini vantagem. É que sempre adorei cozinhar: a alquimia de  transformar grãos e legumes em pastinhas, tortas e bolos sempre me chamou a atenção. E me deixa feliz poder passar isso adiante. 



=)  

Um comentário:

  1. Olá!
    O exame que você fez foi o Food Detective? No seu diagnóstico de sensibilidade à fermentados, também entra o fermento químico? Tem alguma dica para substituição?
    Obrigada pela atenção, abraços ;)

    ResponderExcluir