segunda-feira, 10 de março de 2014

Risoto de arroz cateto com espinafre #segundasemcarne

Essa receita é um tapa na minha cara. 
Durante anos, fiz o risoto mais gordinho e bêbado do mundo - era meia garrafa de vinho pra mim, meia garrafa pra panela. Todo mundo sabe que risoto gordo e bêbado é muito bom. E eu nunca fiz de modo diferente porque nunca achei que fosse dar certo.
Até hoje...



Comecei com a escolha do arroz. Geralmente, risoto se faz com arborio ou carnaroli. Já que era pra fazer diferente, fui de mix de cateto e vermelho que achei por 7 reais no Mundial:


Depois, o caldo.

ESSA É A HORA EM QUE VOCÊ DESANIMA E VAI CAÇAR OUTRA RECEITA?

Aqui não! Também sou ultra preguiçosa, e desenvolvi uma "receita" de caldo express, à prova de preguiçosos como a gente. Sabe ferver água? Então vem:

Caldo Express (para risoto):

1,5 litro de água
Bundinha da cebola (sabe aquela "raiz" que você joga fora quando vai picar cebola? a própria.)
Orégano/Salsa/Cebolinha (ou qualquer outro tempero que você queira)
1 dente de alho partido no meio

Jogue tudo numa panela e ferva. À medida em que você for usando, se perceber que vai faltar caldo, pode juntar mais água (e ligar o fogo de novo, pra ferver e liberar o aroma dos temperos).

Coisas importantes sobre risotos:

- Tem que mexer pra liberar o amido e ficar cremoso. Não adianta deixar cozinhar e achar que ele vai virar risoto sozinho. NÃO: you better work, bitch.
- O arroz integral/cateto/vermelho exige menos mexidas: ele demora bem mais tempo para cozinhar. Apesar de ficar mais tempo na cozinha, você não cansa tanto o braço. Jogou a água, dá uma boa mexida, e deixa ele dar uma secada.
- Nunca, em hipótese alguma, use caldo de tablete: são cheios de gorduras, sal e nomes impronunciáveis. Mesmo os que têm baixa concentração de gordura, são repletos de sal, fora que deixam todas as comidas com o mesmo gosto. Se não tiver um caldo caseiro, use minha receita de caldo express, ele é bem aromático e você pode incrementá-lo com o que tiver disponível.
- A base do risoto é sempre a mesma, ou seja: dá pra fazer risoto de qualquer coisa. Não é lindo isso?


Risoto de espinafre:

3/4 de xícara de arroz cateto/integral
1 cebola roxa picadíssima (a mesma que você usou a bondinho pra fazer o caldo)
Azeite extra virgem
Uma mão cheia de folhas de espinafre cru (depois de medir, ferva por 30 segundos, escorra e pique o espinafre)
Caldo express
Sal a gosto

Em uma panela, aqueça 2 colheres de sopa de azeite e refogue a cebola por 2 minutos. Acrescente o arroz, mexa por 1 minuto e adicione 1 concha de caldo.
Mexa bem, com paciência e amor. À medida que o caldo for secando, vá adicionando mais conchas, sempre mexendo a cada adição. Aproveite pra endurecer o muque!
Como o arroz é integral, ele demora 30, 40 minutos pra ficar no ponto de risoto, "al dente" (você sente o grão nem molengo nem quebra-dente, agradável de mastigar). Quando chegar nesse ponto, prove e ajuste o sal, jogue as folhas de espinafre picadas, meia concha de caldo e mexa mais um minutinho.
O risoto vai ficar cremoso sem ficar aguado. Pode servir com um pouquinho de tofu ralado e azeite.

2 comentários:

  1. Olá, deixa ver se eu entendi: é pra colocar a raiz da cebola mesmo ou só aquele restinho de cebola que a gente não consegue cortar direito?

    ResponderExcluir
  2. Esta receita parece deliciosa. Já marquei aqui para experimentar o mais rápido possível.

    Adorei o blog, to seguindo pelo feed de agora em diante.

    Abraço!

    ResponderExcluir