segunda-feira, 17 de março de 2014

Coleslaw Funcional com Falsa Maionese de Linhaça - #segundasemcarne

Outro dia, minha amiga Carol me mandou fotos de uma salada belíssima que ela fez (ela é fera na cozinha)! Fiquei morrendo de vontade de fazer o tal Coleslaw (que tradicionalmente leva repolho e maionese), meu estômago gritava siiimmm mas minha mente gritava nãaaooo...
Me restou viajar na possibilidade de fazer uma versão mais light do pratinho, pra aplacar minha vontade, que estava incontrolável. Dei uma enriquecida com cenoura ralada e pimentão e modifiquei uma receita antiga de um molho maravilhoso servido em um restaurante em Florianópolis, o Hippo (pra mim, o melhor mercado de Floripa - disparado). O molho original, que levava até semente de papoula, virou uma "falsa" maionese de linhaça!



Coleslaw Funcional:

1/2 repolho picado em fatias fininhas (usei dos 2 tipos: roxo e verde)
1 cenoura ralada
1/2 pimentão cortado em cubinhos
um punhado de salsa picadinha

Ferva um pouco de água e escalde o repolho por uns 30 segundos. Escorra toda a água, espere ele esfriar e misture aos demais ingredientes. Cubra com o molho, misture bem e sirva geladinho.


Falsa maionese de linhaça:

1/2 cebola roxa
1/2 xícara de azeite extra virgem
3 colheres de sopa de mel ou calda de agave (pra tornar a receita vegana, aí sim com 100% ingredientes de origem vegetal)
suco de 1 limão
2 colheres de sopa de farinha de linhaça dourada
2 colheres de sopa de água
sal e pimenta a gosto

Jogue todos os ingredientes no liquidificador e bata até a cebola ter se desmanchado completamente. Prove os ingredientes e ajuste o tempero. Se estiver muito doce, não jogue sal: é melhor espremer um pouquinho mais de limão antes de carregar no sódio! O molho fica um pouco líquido mesmo. =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário