domingo, 23 de março de 2014

Sopa de abóbora (para Ana) - #segundasemcarne

Mais uma receitinha pra enriquecer nossa Segunda Sem Carne! Outono, tempo mais fresquinho... vamos tomar uma sopinha?
Essa é a "Sopa para Ana", que diz que na cozinha, prefere fazer saladas e passar longe do fogão. Ana, tenho uma notícia boa pra você: só precisa acender o fogo e nada mais. =)
É tão, mas tão fácil de fazer, que se eu fosse você passava no mercado na volta do trabalho só pra comprar abóbora e deixar essa lindeza pronta. Já disse que ela pode ser congelada? <3



Sopa de Abóbora (rende 4 porções):

600 g de abóbora sem casca em cubos*
1/2 cebola roxa picada grosseiramente
2 dentes de alho
1 talo de salsão/aipo (opcional, mas acho que fica MUITO bom)
um ramo de salsa
sal e pimenta a gosto***
Água

Jogue tudo dentro da panela e adicione água até cobrir os ingredientes. Leve ao fogo e cozinhe até a abóbora ficar bem molinha - isso vai variar de acordo com a variedade de abóbora que você comprar. Um bom teste é pressionar um pedaço contra a panela, usando uma colher de pau: se espatifar com facilidade, está bom.
Após, use um mixer/liquidificador para bater a sopa e retorne à panela apenas para ferver e atingir a consistência desejada - eu gosto dela ralinha. Quem preferir mais grossa (tipo um creme) deixa reduzir um pouco mais. Aproveite para ajustar o sal e a pimenta. 


Na hora de servir, você pode tomar ela pura, com um fio de azeite (na foto, tem apenas azeite e salsa). 
Costumo tomar essa sopinha à noite, e quando não estou morrendo de sono, além do azeite/salsa, salpico pimenta preta moída na hora e faço como minha nutri mandou: preparo uma cama de brotos - costumo usar broto de alfafa e todos os temperos frescos possíveis (manjericão, salsa, coentro): acreditem, fica uma delícia! 


(a vibe é essa: joga tudo na panela e cobre com água!)

*Eu comprei quase 700g de abóbora com casca, e depois de descascar (uma casca bem malvada), fiquei com 600 gramas de abóbora.
**Sobre a pimenta em pratos que vão ao fogo durante mais tempo, cuidado se você usar pimenta calabresa. Sempre ouvi dizer que o calor constante faz com que ela libere seus óleos, que vão deixam os pratos cada vez mais picantes. Prefira pimenta do reino, ou se usar a calabresa, deixe pra jogar mais pro final.

3 comentários:

  1. Neste exato momento estou fazendo a sopa. Sou uma negacao na cozinha. Tomara que dê certo. To adorando teu blog!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Uma vez fiz esta sopa com um pouco de gengibre ralado, fica uma delicia.
    Não sei se o seu "sem carne" permite laticínios, mas um acolher de requeijão em cima tbm deixa a sopa deliciosa.

    ResponderExcluir